PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Governador da Bahia vê ligação de policiais grevistas com crimes


Governador da Bahia vê ligação de policiais grevistas com crimes LÚCIO TÁVORA/AGÊNCIA A TARDE/AE

Desde terça-feira, o Estado sofre com a paralisação parcial da Polícia Militar

Com o comércio fechado devido à onda de saques, Baixa dos Sapateiros é patrulhada por tropas do Exército

Foto: LÚCIO TÁVORA / AGÊNCIA A TARDE/AEO governador da Bahia, Jaques Wagner, disse acreditar na participação de policiais militares grevistas em homicídios e saques ocorridos em Salvador nas últimas horas. Desde terça-feira, o Estado sofre com a paralisação parcial da Polícia Militar.

— Parte dos crimes pode ser parte da operação montada, da tentativa de criar um clima de desespero na população para fazer o governo sucumbir, uma tentativa de guerra psicológica, como ocorreu recentemente em outros Estados, como o Maranhão e o Ceará — disse o governador, na manhã deste sábado.

— Não tenho dúvida que parte de tudo isso é cometido por ordem dos criminosos que se autointitulam líderes do movimento.

O governador também negou a possibilidade de anistia dos policiais militares que tiverem cometido atos de vandalismo ou violência durante a paralisação. A anistia é um dos itens da pauta de reivindicações tanto dos PMs grevistas (cerca de um terço da corporação, de 32 mil homens), quanto dos que continuam trabalhando.

— Não existe essa possibilidade, não vejo como anistiar, perdoar, o que quer que seja — disse.

— Isso seria como eu dizer a outros criminosos que amanhã ele pode ser anistiado.

O governador voltou a dizer, sem citar nomes, que a Justiça baiana já expediu mandados de prisão para 12 lideranças da greve — e que outros quatro já foram pedidos.

— Tenho certeza que a determinação judicial será cumprida — afirmou.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), houve redução no registro de crimes ocorridos na região metropolitana de Salvador na madrugada deste sábado em comparação com a madrugada anterior. O número de homicídios, que havia sido de 18 entre a meia-noite e as 7h de sexta-feira, caiu para um nesta madrugada, segundo o primeiro balanço disponibilizado pela SSP. O corpo de um homem, ainda não identificado, foi localizado no bairro periférico de Canabrava.

Na sexta-feira, o último balanço da SSP na região metropolitana registrou 28 homicídios, dos quais 21 em Salvador — cidade que registrou, no ano passado, média de 4,2 assassinatos diários.

Arrombamentos e saques

Além do assassinato, foram registrados três arrombamentos em Salvador durante esta madrugada. Um supermercado do bairro do Ogunjá e a Colônia de Pescadores do Rio Vermelho foram saqueados. Uma loja de móveis do bairro do Cabula foi incendiada depois do arrombamento e o fogo comprometeu a estrutura do prédio de três andares localizado acima do estabelecimento. As quatro famílias que moram no local tiveram de deixar as casas.

No interior da Bahia, foram registrados ataques a tiros contra estabelecimentos comerciais em cidades como Paulo Afonso, no norte do Estado, e Barreiras, no extremo oeste. Nos dois municípios, todos os PMs aderiram à greve em assembleias realizadas na noite de ontem.

Em Barreiras, por exemplo, duas agências bancárias, uma loja de roupas, uma clínica médica e a sede da TV Oeste, afiliada da Rede Globo, foram atingidas por tiros. Não houve feridos ou saques, segundo a SSP.

Vitória da Conquista, no sul do Estado, também registrou estabelecimentos danificados por ação de vândalos. Lojas do centro da cidade e uma agência bancária tiveram as portas quebradas por pedras. Em Feira de Santana, segundo maior município do Estado, foram registrados três homicídios e, em Itabuna, um.

Fonte: Agencia Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário