PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Polícia é "nada ou pouco confiável" no RS

Um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em seis estados e mais o Distrito Federal (DF) mostra que a maioria dos entrevistados considera a polícia nada ou pouco confiável. Além do DF, a pesquisa foi feita no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

A opinião negativa sobre a polícia totalizou 65% dos entrevistados. O dado consta na 5ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apresentado pelo Ministério da Justiça nesta quarta-feira em Brasília. A opinião também foi negativa em relação à Justiça. Do total de consultados, 51% classificou o judiciário como nada ou pouco confiável contra 47% que responderam confiável. O restante não soube responder.

Sobre os índices de criminalidade, o levantamento apontou queda de 2,1% no índice de homicídios no país no ano de 2010 comparado a 2009. O valor passou de 21,9 mortos por 100 mil habitantes para 21,5 mortes. Em números absolutos, foram 1.049 pessoas mortas a menos. Os piores índices de homicídios se concentram nos estados do Nordeste e do Norte do Brasil.

Na região Sul, o pior índice foi registrado no Paraná (31,5 mortes por 100 mil habitantes). O Rio Grande do Sul ocupa posição intermediária (15,4 mortes por 100 mil habitantes).

Entre os menores índices do país, Santa Catarina aparece em segundo lugar (4,3 mortes por 100 mil habitantes). Fica atrás apenas do Amapá (3,9 mortes por 100 mil habitantes).

Esses dois estados (SC e AM) e mais o Piauí (com 7,7 mortes por 100 mil habitantes) foram as únicas federações com índices de homicídios dolosos abaixo de dez, limite considerado aceitável pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: http://www.radiofandango.com.br/archive/valor.php?noticia=23991&titulo=Pol%EDcia%20%E9

Nenhum comentário:

Postar um comentário