PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

COLUNA DA TALINE OPPTIZ

 Estratégias

O Palácio Piratini e o Cpers iniciam a semana medindo forças. A 25 dias do final do ano letivo, o Cpers parte para convencer os professores e servidores de escola de que vale a pena paralisar as atividades e encarar a greve imediatamente. Há indícios de que a adesão ao movimento será baixa, visão assumida pelos principais assessores políticos de Tarso Genro. Diante desse quadro, a aposta do Piratini é a de que a greve se esvaziará rapidamente. Caso isso venha a acontecer, resta saber se o governo petista deixará o Cpers, antigo parceiro, de mãos vazias ou oferecerá algum tipo de acordo, algo como um calendário para o pagamento gradual do piso salarial nacional.

Remanejamento

Caso a greve venha realmente se concretizar, a Secretaria de Educação poderá remanejar servidores e professores para auxiliar em escolas que estejam com carência de pessoal em razão da paralisação. A ideia é garantir as aulas e concluir o ano letivo de qualquer jeito.

Explicação

O deputado Frederico Antunes (PP) irá procurar a deputado Juliana Brizola (PDT), presidente da Comissão de Educação, para entender por que a audiência pública que discutiria o piso salarial dos professores, marcada para hoje, foi transferida para o dia 16 de dezembro.

Apartes
Oficiais da BM decidiram engrossar as pressões salariais sobre o governo do Estado, juntando-se aos delegados de Polícia. O Piratini cozinha em fogo brando uma resposta às reivindicações. Mas sabe que terá que abrir ainda mais o cofre ao funcionalismo a partir de janeiro.

O governo do Estado avalia que o tom acima do normal assumido pelo Cpers, com críticas pesadas a Tarso Genro, se deve à capitulação da direção da entidade aos desejos do PSol e do PSTU. Há quem diga no Piratini que os dois partidos odeiam mais o PT do que a direita.

Taline Oppitz | Luiz Augusto Kern - Interino lak@correiodopovo.com.br

Correio do Povo 21nov2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário