PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

domingo, 5 de junho de 2011

Três ônibus com bombeiros presos deixam a Corregedoria da PM e seguem para Niterói

Reprodução TV Record

Policiais do Batalhão de Choque escoltam a transferência dos agentes
Do R7 | 05/06/2011 às 07h33

Reprodução TV Record

Bombeiros invadiram o Quartel Central da corporação, no centro do Rio, na noite da última sexta-feira (3), mas foram retirados pela PM

Os soldados do Corpo de Bombeiros começaram a deixar a Corregedoria da Polícia Militar, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (5). Escoltados por policiais do Batalhão de Choque, três ônibus seguiram para um quartel dos Bombeiros em Charitas, Niterói, também na região metropolitana, por volta das 6h, informou a PM.

Ao menos 439 bombeiros, que faziam protesto por melhores salários e condições de trabalho no Quartel Central da corporação, no centro do Rio, foram presos após a ação da PM para conter a manifestação na manhã de sábado (4).

Ainda segundo a polícia, os bombeiros presos serão autuados em quatro artigos do Código Penal Militar: motim, dano em viatura, dano às instalações e por impedir e dificultar a saída para socorro e salvamento. A pena para estes crimes varia de dois a dez anos de prisão.

A polícia também informou que os agentes receberam assistência da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública e pela Comissão de Direitos Humanos da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) durante a prisão na Corregedoria da PM.

Invasão da PM

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar invadiram na manhã de sábado (4) o Quartel Central do Corpo de Bombeiros. Os mais de 2.000 bombeiros ocupavam o lugar em uma manifestação por melhores salários e condições de trabalho desde a noite de sexta-feira (3).

Confira também

Bombeiros presos responderão por motim

Bombeiros dizem que passaram mais de 12h sem comer

Corpo de Bombeiros diz que atendimento à população está normal

Cabral diz que não negocia com vândalos e exonera comandante

Os homens do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) usaram bombas de efeito moral e gás lacrimogênio. Crianças e mulheres tiveram intoxicação e ferimentos leves. Todas foram atendidas no posto no interior do quartel.

Os manifestantes presos deixaram o quartel em ônibus da Polícia Militar. Inicialmente, eles foram levados para a sede do Batalhão de Choque da PM, no centro do Rio. Depois, os bombeiros foram encaminhados para a Corregedoria da PM, em Neves, São Gonçalo, região metropolitana.
Em resposta, o governador Sérgio Cabral disse que não negocia com “vândalos” e “irresponsáveis” e exonerou o então comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado. Cabral anunciou que o cargo será ocupado pelo coronel Sérgio Simões, que ocupava a função de subsecretário de Defesa Civil da capital fluminense.

A manifestação dos bombeiros começou na tarde de sexta-feira em frente à Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e passou pelas principais ruas do centro do Rio. Mulheres e crianças acompanharam o protesto, que chegou ao quartel central por volta das 20h.

Os bombeiros reivindicam piso salarial líquido de R$ 2.000 e vale-transporte. Atualmente, a maioria recebe cerca de R$ 950.

Manifestações em maio

Os bombeiros realizaram durante o mês de maio uma série de manifestações e chegaram a entrar em greve. Com prisão decretada por serem considerados líderes das manifestações, o major Luís Sérgio, o capitão Alexandre Marchesini, o sargento Valdelei Duarte e o cabo Benevenuto se entregaram no QG (Quartel Central) da corporação, no centro do Rio, no dia 17 de maio. De acordo com Valdelei, todos foram soltos três dias depois.

Em entrevista no dia 12 de maio, o governador Sérgio Cabral não se mostrou preocupado com as reivindicações dos bombeiros. Segundo Cabral, o movimento não afetaria o Estado e teria sido incitado e até mesmo financiado por políticos de oposição.

No último dia 25 de maio, os manifestantes se reuniram com o secretário de Planejamento do Estado, Sérgio Ruy. O encontro, porém, não resultou em novidades. A decisão do governo foi mantida e nenhum aumento à classe foi prometido fora do que já estava planejado.


LINK PARA VÍDEO:
http://noticias.r7.com/videos/especialista-diz-que-reacao-do-governo-do-rj-contra-bombeiros-foi-radical-e-necessaria/idmedia/4deaae93b51a597468acca45.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário