PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

BM vai preparar sua Polícia Montada

Centro formará 90 PMs para policiamento ostensivo montado na área de estádios e regiões comerciais e hoteleiras<br /><b>Crédito: </b> paulo nunes

Treinamento no 4º RPMon, na Capital, será voltado para a Copa de 2014

Centro formará 90 PMs para policiamento ostensivo montado na área de estádios e regiões comerciais e hoteleiras
Crédito: paulo nunes
A primeira estrutura de treinamento já pronta, da Brigada Militar, com vistas à Copa do Mundo de 2014, será inaugurada nesta segunda-feira, em Porto Alegre. Ao mesmo tempo, 90 novos soldados iniciam o curso de especialização em policiamento ostensivo e montado, ainda este mês, que deve se estender até abril de 2013.

De acordo com o comandante do 4 Regimento de Polícia Montada (RPMon), Solon Brum Beresford, os treinamentos práticos e teóricos são ministrados em turno integral. "Até o evento, vamos ver quantos mais se incorporam ao grupo", disse o oficial. "Esperamos chegar à Copa com efetivo entre 150 e 200 policiais montados", revelou. O uso de cavalos no policiamento no entorno dos estádios é exigência da Fifa.

O Centro de Treinamento funcionará na sede do 4 RPMon, na zona Leste da Capital. Na entrada de um picadeiro, com mil metros quadrados e piso de areia, está uma escultura, em concreto, da cabeça de um cavalo. O local, coberto com teto de zinco, tem iluminação para que possa ser usado à noite e irrigação para evitar a poeira.

Ao redor da estrutura foi construída uma pista onde são simulados os obstáculos que o animal poderá encontrar na ruas de Porto Alegre, como calçadas e elevações no asfalto, barreiras que os equinos aprendem a superar sem sustos. "O picadeiro é usado para o aquecimento do cavalo", explicou o tenente-coronel. "Como são animais de grande porte, precisam gastar um pouco de energia", avaliou.

Todos os animais são da raça Cavalo Brasileiro de Hipismo (BH). O Correio do Povo acompanhou o treinamento na tarde de sexta-feira, quando foi usado o cavalo Hebreu, 12 anos. Primeiro, ele foi submetido a uma sessão de aquecimento e ficou um pouco assustado com o clique da câmera do repórter fotográfico. Algo superado pouco depois, com o animal mostrando seu trote aristocrático.

Em seguida, Hebreu cumpriu a sua função, vencendo os obstáculos, com naturalidade. "Os treinos visam acostumar os animais ao tipo de terreno em que irão atuar", observou Beresford. "Não será apenas ao redor dos estádios, mas também em fun fest, áreas comerciais e hoteleiras", completou o comandante.
 
Fonte: Correio do Povo 02set2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário