Executivo enviou à Assembleia apenas proposta que amplia alíquota da Previdência
O governo gaúcho desistiu de enviar à Assembleia Legislativa pacote de 22 projetos, entre eles o que prevê o aumento de 50% no licenciamento de automóveis no Estado, cujo vazamento gerou reação da oposição. Desse total, apenas uma matéria será encaminhada ainda hoje ao Parlamento gaúcho, de acordo com a Casa Civil. Trata-se de proposta que aumenta a alíquota da Previdência para o funcionalismo público, de 11% para 13%.
Segundo a Casa Civil, a decisão de não encaminhar todos os projetos de uma vez dará mais tempo aos deputados para que conheçam melhor as matérias. O líder do governo, Valdeci Oliveira, do PT, considerou a estratégia salutar. Oliveira destacou que tanto o projeto da Previdência quanto o do Detran são absolutamente defensáveis e passíveis de um debate tranquilo.
O deputado oposicionista Édson Brum, do PMDB, afirma que essas iniciativas tem viés arrecadatório. Na avaliação de Brum, o trabalho da oposição funcionou e o governo teve de recuar. Conforme o parlamentar, não há porque o governo mandar projetos importantes ao Legislativo com regime de urgência.
O diretor-presidente do Detran, Alessandro Barcellos, disse que não houve investimento na autarquia durante muitos governos e que, se houver aumento de taxas, haverá também melhoria na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Barcellos afirmou que não se trata de processo arrecadatório, mas de incremento e de investimento em políticas públicas e na qualidade do serviço público.
Ouça o áudio: Líder do governo, Valdeci Oliveira
Ouça o áudio: Deputado Édson Brum, do PMDB
Ouça o áudio: Diretor-presidente do Detran-RS, Alessandro Barcellos
Fonte: Voltaire Porto/Rádio Guaíba
http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=416938
Nenhum comentário:
Postar um comentário