PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

domingo, 6 de novembro de 2011

O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA É JOÃO ELOY E NÃO JOÃO HERÓI, DIZ JORGE VIEIRA.

O presidente da Associação dos Militares dos Estado de Sergipe (AMESE), e vice-presidente da diretoria dos direitos humanos da ANASPRA, sargento Jorge Vieira, é radicalmente contra o “militarismo” na policia e diz que é preciso unificar as policias. Segundo Vieira, para uma melhor gestão na Secretaria de Segurança Publica, seria preciso alternar o comando, ou seja, a cada gestão seria necessário que o gestor fosse, um policial militar e em seguida um policial civil. Para o presidente da Amese, “João Eloy não é João Herói”. Vieira diz que é preciso autonomia para o secretario desenvolver suas atividades.

Veja a entrevista concedida pelo presidente da AMESE ao FAXAJU:

FAXAJU - O que seria preciso para melhorar o policiamento ostensivo?

Jorge Vieira - Coragem para fazer uma gestão impessoal que de fato abolisse privilégios, assegurasse os direitos trabalhistas dos operadores de segurança pública, racionalizasse as ações da policia de forma a atender com rapidez as demandas da população.

FAXAJU - A falta de policiamento nas ruas da capital é falta de gerenciamento?

JV - Sim! O mau gerenciamento, somado a diminuição do efetivo por aposentadoria e o crescimento da populacional são fatores que contribuem para percepção da falta de policiamento nas ruas de nossa capital.

FAXAJU - No interior os PMS ficam “cuidado” de delegacias isso prejudica o policiamento ostensivo?

JV - Evidentemente que sim! Pois a finalidade da policia militar e o policiamento ostensivo, conforme preconiza a Constituição. O fato dos policiais militares estarem nas delegacias, não apenas caracteriza desvio da finalidade legal mas, sobretudo deixa a população desprovida do policiamento preventivo e ostensivo, ou seja de policiais nas ruas evitando e combatendo a criminalidade.

FAXAJU - O que esta faltando para que a população possa confiar mais na PM?

JV - Um relação mais democrática mais humana e mais respeitosa fim da pena disciplinar restritiva de liberdade, o fim do militarismo e do RDE, respeito multo, a implementação da cidadania respeitando os direito sociais e trabalhistas dos operadores de Segurança Pública a implementação de um código de ética, punição aos maus policiais, valorização dos bons profissionais.

FAXAJU - Você é a favor de gratificação por apreensão por armas de fogo?

JV - Sou contra! Acho isso um grande equivoca porque o policia tem que ser bem remunerada e ter as condições de trabalho para desempenhar com excelência sua função. A política de gratificação é uma utopia desfavorece e leva o trabalhador ao passar dos anos a uma remuneração miserável.

FAXAJU - O que você acha da Grae para os PMS?

JV - Sou radicalmente contra! Considero a pior das gratificações já criadas. Um verdadeiro câncer. Ela veio com o intuito de impedir ou protelar a regulamentação da nossa tão sonhada carga horária definida .

FAXAJU - Qual a sua opinião sobre duas policia uma ostensiva e a outra investigativa?

JV - Sou contra! Sem medo de errar é um o grande equívoco manter essa formatação de policia nos estados. Tal conjuntura não consegue desenvolver um trabalho eficiente capaz de reduzir a criminalidade. Essa formatação tem que ser revista o mais rápido possível e a implementação da policia estadual sem policia civil e sem policia militar, sem delegados e oficiais, sem soldados, cabos, sargento, agentes, investigadores e escrivães. Uma policia unificada com seus departamentos de investigação e de policiamento ostensivo fazendo assim o ciclo completo sem corporativismo e sem competitividade entre as policias. Unificação já, pelo bem da segurança da sociedade.

FAXAJU - Se tem duas policias no combate ao crime por quer duas remunerações diferentes?

JV - Realmente é um critério injusto da atual gestão que de forma descompassada trata policias que pertence a mesma secretária de maneira discriminatório causando assim um processo natural de desestimulo com se a outra policia fosse mais importante em detrimento da outra ou a vida de um policial civil fosse mais importante do que a vida do policial militar problema grave e injusto que tem de ser resolvido com uma política de igualdade dentro da SSP/SE

FAXAJU - Qual a sua opinião sobre a Secretaria Nacional de Segurança Pública?

JV - Opino pela criação do Ministério da Segurança Pública e do fundo Nacional da segurança com fim da Secretaria Nacional de Segurança Pública que não consegue fazer frente às demandas da população brasileira Segurança Pública esta entra as principais prioridades nesse sentido já esta mais que na hora de criação deste Ministério que dará autonomia na formatação de um modelo mais eficaz de segurança.

FAXAJU - O secretário de segurança pública deveria ser um Policial Militar ou um Policial Civil?

JV - Precisamos verdadeiramente de um gestor que olhe segurança pública como um todo sem corporativismo e que faça a coisa andar como uma engrenagem. O nosso secretário João Eloy que não é João Herói ele precisa dos meios para apresentar resultados e a pergunta que eu faço é se ele esta recebendo os meios e esta tendo a autonomia para gerenciar a pasta. Sim ou não? Se a resposta for sim ele tem que sair, pois a culpa é dele, mas se a resposta for não é preciso que cheguem as condições para ele possa administrar e dar o resultado esperado por todos. Com relação se é um PM ou um PC que deveria ser o secretário de segurança, acha que a resposta vira após o pronunciamento do secretário acerca se tem ou não as condições para exercer aposta.

FAXAJU - O comandante da Geral da PM deveria ser escolhido pelo governador ou pela corporação?

JV - Não podemos tirar a autonomia do governador na escolha do CMTGERAL, mas entendo que no processo de redemocratização do País daria para ser aberta uma eleição interna de possíveis nomes de coronéis escolhido pela tropa através do voto secreto entre os três mais votados o governador escolheria um deles para ser o comandante geral da Corporação

FAXAJU - É correto PMs fazerem Segurança para Políticos?

JV - Claro que não! Isso é um precedente perigoso, pois cria ilhas de segurança para os políticos que tem facilidade de conseguir a liberação de policiais para fazer a sua segurança criando assim um continente de insegurança para a população pois a conta é simples cada policial liberado a disposição de político. São menos policiais nas ruas para fazer a segurança do povo.

FAXAJU - Exigência de nível superior para o ingresso na PM melhoraria ou não o serviço prestado a população?

JV - Claro que sim! Não podemos hierarquizar conhecimento segurança é coisa seriam quanto mais policiais qualificados melhor será o serviço prestado a população além do mais isso só seria uma regulamentação do que já existe porque a grande maioria do efetivo tem nível superior e uma boa parte esta concluída sem contar o último concurso que os aprovados tinham formação superior em varias áreas e os demais estavam em processo de conclusão.

FAXAJU - A falta de definição de carga horária dos PMS/BMS Prejudica o trabalho da policia?

JV - Claramente que sim! Antes de olhar para um policial fardado não podemos deixar de enxergar um ser humano, um cidadão, um trabalhador com qualquer outro que chora, sangra, tem sentimento, uma família que depende dele e não um maquina. Esse mesmo cidadão policial militar que sobre o risco da sua própria vida jurou defender a sociedade e que sobre sua responsabilidade paira a segurança dos dois maiores bens dos cidadãos a vida e a liberdade com o risco da sua própria vida, trabalha sem carga horária definida é um verdadeiro absurdo que precisa ser resolvido pois nossos companheiros estão adoecendo não adianta ganhar bem se não podemos usufruir, estamos trabalhando em escalas que exaure o militar o policial muitas da vezes trabalha cansado em regime de sem escravidão e que não consegue render o esperado para sociedade além do risco de ter um policial armado,cansado e estressado nas ruas por contra de um sobrecarga de trabalho provocada por falta de uma carga horária definida que deixa o militar vulnerável .

FAXAJU - O militarismo na PM ajuda ou atrapalha?

JV - Só atrapalha! O discurso que o militarismo e eficiente só serve para quem esta nos mais autos cargos, pois na pratica a coisa é outra. Hierarquia e disciplina existem em qualquer lugar, pois todo mundo tem um chefe um gerente um encarregado enfim alguém que tem a incumbência de cobrar ou fiscalizar algo ou alguém. O militarismo forma combatente de Guerra que tem missão de exterminar o inimigo sem do e piedade já os policiais militares tem a função de garantir a segurança da população que mesmo infringindo as leis tem seus direitos assegurados. O militarismo na PM tira a nossa cidadania e fabrica uma força violenta, pois o militarismo é violento. Tal afirmação feita por um sociólogo que elaborou o mapa da violência no Brasil. Precisamos implantar a semente da cidadania nas forças policiais para que passamos colher o fruto da cidadania afinal de contas estamos lidando com cidadãos e não com inimigos de guerra.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)
Postado por AMESE

Nenhum comentário:

Postar um comentário