PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

segunda-feira, 25 de julho de 2011

AÇÕES PELA INCLUSÃO

JORNAL CORREIO DO POVO ANO 116 Nº 298 - PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2011.


Em agosto, filhos de detentas com idades entre 7 e 12 anos, da Casa Albergue Feminino (CAF), em Porto Alegre, terão aulas das mais variadas disciplinas com policiais militares. A turma, de 15 alunos, participará de atividades uma vez por semana, na Academia de Polícia Militar, na zona Leste da Capital. O projeto, uma iniciativa do Núcleo de Projetos Sociais da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar (BM), será piloto e, dependendo dos resultados, poderá ser estendido ao interior do Estado. Até o momento, 150 detentas demonstraram interesse em matricular os filhos. As apenadas preencheram uma ficha na casa prisional, atualmente administrada pela BM.

No período em que as crianças estiverem na academia, elas terão aulas de reforço. Segundo o major Paulo Cesar Franquilin Pereira, chefe da Assessoria de Direitos Humanos, muitos oficiais da corporação têm curso superior em áreas como História e Línguas Estrangeiras, por exemplo. No currículo consta a prática desportiva, com um PM formado em Educação Física. "A demanda foi grande e talvez no ano que vem tenhamos que fazer em turno integral", disse. "Também pode ser que estendamos o projeto para locais onde não exista semiaberto feminino, aí o pai preencheria a ficha", disse.

Com atuação desde o início deste ano, o Núcleo de Direitos Humanos é responsável por cerca de 200 projetos sociais desenvolvidos em todo o Estado, como Proerd, Salva-vidas Mirim e Bombeiro Mirim, entre outros.

Outra ação em andamento na Capital é o PM Mirim, que recomeça as atividades em agosto. Nela, são atendidas 20 crianças em situação de vulnerabilidade, de 7 a 12 anos, residentes no Campo da Tuca. Elas têm atividades, à tarde, na Academia da BM e podem aprender japonês, além de aulas de disciplinas comumente ensinadas nas escolas. "São crianças oriundas de famílias desestruturadas, onde o pai ou a mãe estão presos", revelou. "Procuramos dar orientação para que não percorram o mesmo caminho", salientou Franquilin.

Além disso, a Assessoria atua em situações onde pode ocorrer conflito. A remoção de moradores da Vila Chocolatão, em meados deste ano, por exemplo. Foi verificado se não houve excesso por parte dos PMs. "Também acompanhamos o caso do rapaz de Jaguarão, que se diz ameaçado por policiais, e do assassinato de Tairone, em Osório." Os integrantes, também, fazem palestras em escolas sobre os malefícios das drogas, homofobia, violência, entre outros. Há o Projeto Bullying, de caráter preventivo, para alunos dos ensinos fundamental e médio.

A Assessoria de DH



- Informações sobre a Assessoria de Direitos Humanos:
 direitoshumanosbm.blogspot.com ou pelo site www.bm.rs.gov.br.

  • Pessoas que quiserem denunciar abuso de autoridade ou de PMs que se sentirem ameaçados dentro da corporação podem entrar em contato com a Assessoria de Direitos Humanos da BM pelos e-mails direitoshumanos@brigadamilitar.rs.gov.br ou ouvidoria@brigadamilitar.rs.gov.br. Reclamações pelos telefones (51) 3288-2718/2874/2875 (Assessoria de DH) ou (51) 3288-2742/2955/2952 (Ouvidoria), ou na sede da Assessoria (Rua dos Andradas, 522, Centro).


    MEU COMENTÁRIO

    Ao participar da solenidade de instalação do Núcleo de Projetos Sociais da Brigada Militar juntamente com representntes da ABASPE e FERPMBM-RS, pude observar que sua Excelência o Governador não compareceu ao ato, aliás parece que ele não é muito afeito ao funcionalismo porque em 2010 quando ainda candidato furtou-se de comparecer ao seminário promovido pela FESSERGS, onde funcionários públicos inclusive brigadianos vindos do interior o aguardavam e até hoje ainda não conversou com o funcionalismo sobre matérias referentes aos mesmos. O Excelentíssimo sr Secretário de Segurança Pública em seu discurso cumprimentou as autoridades e os oficiais presentes, esqueceu-se ele que todos os menores que ali se apresentaram foram e estão sendo instruídos por Praças da Brigada Militar. Aliás parece que esse tipo de esquecimento faz parte do cotdiano do nosso secretário, porque segundo me parece na formatura do CBA e CTSP também não citou as Praças. Talvez sejamos insignificantes para ele, posso estar errado, mas é a minha conclusão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário