PREVISAO DO TEMPO

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

COMPORTAMENTO SOCIAL

Bem, depois de um longo tempo sem postar nenhum texto novo, eu retorno para debatermos um pouco sobre o que é o comportamento social. Em outros postagens  discutimos sobre a definição e usos do termo comportamento, agora a tentativa é caracterizar e distinguir o comportamento social de outras formas de comportamento.
 
 
 
 
 
O comportamento social, assim como qualquer comportamento, se carateriza pela interação entre o organismo e o ambiente. Como se trata de comportamento social há duas possibilidades de interpretação: ou se considera o comportamento de grupos de pessoas, ou o comportamento de indivíduos em contato com outras pessoas. Podemos fazer uma analogia com outro nível de análise, o comportamento do organismo no geral e o comportamento de cada célula em contato com outras células.
    Devido à consolidação do termo comportamento, na análise do comportamento, para tratar de comportamentos individuais,aqui vendo do ponto do trabalho social classista,no caso, associação de servidores de nível médio, onde enfrentamos pessoas de todas as qualificações possíveis, amigos, simpatizantes, superiores e subordinados, todos devem respeito a um estatuto e regras que infelizmente não tenho visto, não se adota medidas em respeito até a falta de sociabilidade de alguns, adotou-se o conceito de ‘comportamento social’ apenas para tratar do comportamento do indivíduo em contato com contingências sociais. Para o funcionamento de grupos de pessoas diante das contingências externas, usa-se outros termos como metacontingência, macrocontingência etc.
 
 

    Comportamento social é uma interação de um indivíduo com outros organismos.Algumas questões surge dessa concepção de comportamento social.A primeira delas é se o comportamento destes outros organismos faz parte da definição de comportamento social ou é apenas acidental.Se for considerado apenas acidental, então seria um comportamento social fazer uma cirurgia, desviar de alguém parado na rua etc.Parece mais adequado, então, que o comportamento social envolva a interação com o comportamento de outros organismos e não apenas seus corpos.
    Outras questões que são levantadas diante da noção de comportamento social, uma delas é se ele envolveria o comportamento de qualquer animal ou se envolveria apenas seres humanos. Também entra a questão de pensar se o comportamento social pode ser entre animais de espécies diferentes. Além disso, cabe refletir o comportamento social se trata de qualquer interação entre os comportamentos dos indivíduos ou se restringe apenas a algumas espécies de interação.
    Uma última questão é se o comportamento social pode ocorrer com o indivíduo sozinho. Pode-se dizer que os comportamentos, indireta ou diretamente, são influenciados pelos comportamentos de outros indivíduos, mas isso significa que estes comportamentosinfluenciados são necessariamente comportamentos sociais? Dizer isto significa dizer que acordar com o toque de um despertador, usar o comportamento e qualquer comportamento é social. O comportamento social perderia seu sentido, pois seria idêntico ao conceito de comportamento. Assim, o comportamento social é um comportamento definido por uma interação social e não apenas um comportamento que é influenciado, acidentalmente, pelo comportamento de outros organismos.Seja franco, não se esconda atraz de email, msn, mensagens de celular, isto tem que se usado para aproximação e não para demonstração de falta de comportamento social.
 
Por LCBergenthal
www.folha da classe.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário