PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Decisões sinalizam para ''racha'' na BM


Associações da BM foram recebidas por representantes da Casa Civil 
Crédito: ARTHUR PULS
Um racha entre os servidores de nível médio da Brigada Militar pode ocorrer antes mesmo da reunião com o governo para discutir o aumento à categoria. Enquanto a Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da BM (ASSTBM) decidiu, ontem, rejeitar a proposta de reposição salarial apresentada pelo governo do Estado, a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), que congrega soldados e cabos, aceitou o índice de reajuste.

O presidente da ASSTBM, Aparício Santellano, disse que as assembleias realizadas na Capital e no Interior mostraram que os servidores não estão satisfeitos com a proposta do governo, por não atender às necessidades da categoria. Santellano apontou que um dos principais pontos de discussão é o escalonamento proposto pelo Executivo. "Ou todos recebemos percentual igual, ou então será nada", frisou, sem descartar a possibilidade de continuidade - e até intensificação dos protestos, como vêm ocorrendo nas últimas semanas no RS.

O Estado propôs 18% aos sargentos, 11% aos tenentes e aumentos proporcionais entre esses dois índices para as funções intermediárias. Propôs ainda ampliar o número de vagas para promoções até 2.800, sendo 700 ainda em 2011; 700 em 2012; 700 em 2013; e 700 em 2014. O governo também manterá as negociações sobre a matriz salarial da categoria visando o reajuste a ser concedido em 2012.

Um soldado com 21 anos de BM, que pediu para não ter o nome divulgado, disse que os soldados e cabos têm que aceitar a proposta do Piratini. "Em breve, os oficiais e os delegados de Polícia começam as suas campanhas salariais e corrermos o risco de ficar para trás", ressaltou.

Um sargento, que na tarde de ontem participava do policiamento ostensivo, pensa exatamente o contrário. Para ele, tem que haver uma união da categoria para alcançar um índice maior. "Não podemos ficar lutando entre nós, a hora é de união", ressaltou.

FONTE: Correio do Povo de 22set2011

A fotografia acima é da FERPMBM-RS cujos entidades filiadas são as associações independentes, sem vínculo direto com ASSTBM e ABAMF. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário