Mensagem original
De: Almir Laureano
Para: conasp@googlegroups.com
Assunto: [conasp] Enc: Movpaz recebe sinalização positiva
Enviada: 05/02/2011 08:40
Estimados Amigos e Irmãos,
Escrevemos neste início se sábado lindo, reflexão sobre com rejeitar á violência que hoje nos alcança, vejam por gentileza o texto abaixo sobre o pensamento do Movpaz e sua vontade de querer ajudar, juntos com outros parceiros a gestão atual do nosso querido Estado da Paraíba, vamos ao texto:
CIVILIZAÇÃO E VIOLÊNCIA
Civilizar, segundo o filósofo Karl Poper, consiste essencialmente em reduzir a violência. Na visão de Poper, esse deve ser o principal objetivo da democracia.
A liberdade individual só pode ser garantida na sociedade quando todos os seus membros abrem mão do uso da violência; o estado de direito requer a não-violência, que é um de seus elementos essenciais. Se um indivíduo usa de violência contra outro, é necessário que o governo intervenha para restaurar a segurança pública e a paz social. No entanto, Poper entendia que o estado de direito não deve basear-se na repressão estatal, mas no fato das pessoas terem suficiente espírito comunitário para abrirem mão da violência por sua própria vontade.
Para tanto, é preciso promover uma cultura de não-violência entre os cidadãos, e o primeiro passo é ensinar ás crianças sobre a não-violência. Quanto mais negligenciarmos “o dever de ensinar a não-violência”, diz Poper, tanto maior será o domínio da cultura da violência sobre a sociedade, e tanto maior a necessidade do governo recorrer a medidas restritivas e repressoras.
A educação consiste não apenas em ensinar os fatos, mas também, e acima de tudo, em mostrar a importância de se eliminar a violência (texto de Jean Marie Muller apresentado na ONU/UNESCO em 2002, para a década da cultura de paz da ONU)
Este texto acima é um libelo á educação dos nossos dias, nossas escolas alcançadas de modo avassalador pela violência e tão carentes de tecnologias de conhecimento em não violência e de uma cultura pela, precisam urgentemente, continuar onde foi implantado programas de não-violência e cultura de paz e implementar, onde ainda não foi, para deixarem de ser pólos de violência( não por culpa sua, mas, é porque a violência grassa de tal modo, que as escolas hoje dia, é também, refém desse processo) para serem espaços de criação de novas tecnologias de conhecimentos em cultura pela paz e não-violência, não dá prá ficar esperando, precisamos urgentemente tornar também nossa escolas, em espaços de aprendizado em não-violência e de uma cultura de Paz de modo ativo, efetivo e continuado.
Na Paraíba, o Movpaz, após contato com o novo governo, no intuito de colaborar para implementação de poderoso programa de cultura de paz, não-violência e prevenção em segurança pública, recebeu sinalização positiva do Governador Ricardo Coutinho e isso é sinal de esperança ativa, de que o quadro da violência instalada, pode ser mudado de modo efetivo. O Movpaz tem convicção, que com outros parceiros e a gestão pública com foco definido para esta questão, a Paraíba, poderá em breve tempo voltar a ser, a Paraíba de paz que sempre foi.
Paz Pela Paz
AlmirLaureano
Movpaz
Grande Oriente do Brasil
Rede Desarma Brasil
Rede Gandhi de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário