PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CPI realiza reunião sem a base governista


Leonel Rocha e Michele Limiera Agência de Notícias 16:00 - 10/09/2009 Edição: Jussara Marchand - MTB 2262 Foto: Marco Couto / Ag AL


Deputados tiveram acesso a documentos da Justiça Federal

Mesmo sem a presença dos deputados da base governista, a CPI da Corrupção realizou a sua terceira reunião nesta quinta-feira (10). A presidente do colegiado, deputada Stela Farias (PT), anunciou que os documentos recebidos da juíza federal Simone Barbisan Fortes encontram-se à disposição dos deputados na secretaria da CPI.

A petista leu apenas um trecho do depoimento de Lair Ferst ao Ministério Público Federal (MPF) em que o empresário diz que a governadora Yeda Crusius e membros do primeiro escalão do Executivo sabiam do esquema de corrupção montado no Detran. “Uso este trecho para demonstrar a gravidade dos temas que vamos tratar nesta CPI", assinalou Stela, explicando que não reproduziria outras partes a fim de oportunizar, antes, acesso aos demais membros da comissão.

Sem quórum
Assim como o extrato do depoimento de Lair lido pela petista (confira abaixo trecho em que o empresário diz que a governadora sabia de tudo) a ausência dos deputados da base do governo pontuou o debate na CPI. Sem quórum, não foi possível deliberar sobre a ordem do dia, a votação de 11 requerimentos convocando depoentes à CPI. Os mesmos ficaram para a próxima reunião da comissão, marcada para segunda-feira (14).

O deputado Raul Pont (PT) disse que há um evidente boicote aos trabalhos do inquérito. “Não pode ser coincidência que os oito titulares da base governista estejam ausentes”, sublinhou. Para o deputado Raul Carrion (PCdoB), a base governista desrespeita a CPI ao não comparecer à reunião. “Quando chegou a hora do voto, que tanto questionam, eles dispararam”, afirmou. De sua parte, o deputado Paulo Borges (DEM) disse que está explícita a estratégia da base aliada de barrar a investigação. “Estão realmente querendo apatifar a CPI”, exclamou.

EncaminhamentosAinda que sem a presença dos governistas, os deputados definiram encaminhamentos para os trabalhos da comissão. Os parlamentares decidiram que irão convidar pessoas que se disponham voluntariamente a depor na CPI. No entendimento dos oposicionistas, não é necessário haver votação para tais convites. O deputado Gilmar Sossela propôs que o primeiro convidado seja Lair Ferst. A presidente da CPI adiantou que as oitivas serão realizadas, mesmo que as reuniões tenham apenas um terço dos membros. Stela Farias acrescentou que os ex-presidentes do Detran Stela Maris Simon e Sérgio Buchmann e o vice-governador Paulo Feijó também deverão ser convidados. A petista convidou ainda os membros da CPI para reunião amanhã com integrantes do Ministério Público Federal (MPF), às 14h desta sexta-feira.

Trecho do depoimento de Lair Ferst ao MPF lido por Stela Farias na CPI
“...Sabia (a governadora) que eu era excluído e, na verdade, eu fui enganado também por ela. Porque ela me falou uma coisa e ‘tava’ fazendo outra. Porque ela me disse: ‘não, Lair, não te preocupa, porque isso aí é tranquilo, isso não vai acontecer nada, não vai dar e tal...” E aí, então o processo ‘tava’ em curso e se processou tal qual eles montaram isso. Eu sei. Porque eu fui cobrar do Chico Fraga. Cobrei do Chico Fraga isso, e o Chico Fraga me disse pra mim (sic) que levou uma planilha pra governadora. Mostrou pra governadora e quem determinou os percentuais foi ela, os valores foi (sic) ela quem determinou. E o Chico Fraga disse o seguinte: ‘olha, pra ti ela não botou nada’. Mas como!? ‘Tu reclama (sic) com a governadora’. Bem isso, o Chico Fraga foi claro comigo: ‘te acerta com a governadora. Ela que determinou tudo. Quanto cada um ia ganhar. Enfim, ela’. O Chico entregou uma planilha pra ela e ela disse: ‘Não. Esse aqui, não. Não, não. Esse aqui, pá, pá, pá...’ Foi exatamente isso. Tanto o Flávio me relatou isso, quanto o Chico Fraga me relatou. O Chico disse assim: ‘Oh, Lair. E não tenho nada a ver com isso. Se acerta com ela”.



© Agência de Notícias Tel. (51) 3210-2044 / 3210-1255 Fax. (51) 3210-2798 redacao@al.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário