PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

terça-feira, 10 de abril de 2012

UG participa de audiência com secretários do RS sobre reestruturação do IPE

Secretários do RS sugerem que seja realizada uma força tarefa para levantar real situação do IPE Saúde


O ingresso dos funcionários públicos de municípios gaúchos no quadro do IPE Saúde foi debatido durante audiência com os secretários estaduais da Fazenda, Odir Tonollier, e da Administração, Stela Farias. O encontro foi nesta segunda-feira (9/4) no Gabinete da Secretaria da Fazenda, no centro de Porto Alegre.

Integrantes da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) mostraram preocupação ao destacar que não existe um diagnóstico sobre a real situação do Sistema IPE Saúde. “É preciso ter segurança de que a estrutura poderá atender os novos beneficiários, mantendo a prestação do serviço para muitos que já estão nas filas”, salientou o presidente em exercício da UG, Paulo Sebastião Gonçalves Olympio (ASJ).

Segundo os conselheiros da entidade, os dados representam apenas indicações sobre a estrutura. Paulo Campos, um dos representantes da União Gaúcha no Conselho Deliberativo do IPE, ressaltou que a Resolução nº 12, assinada em acordo por todos os envolvidos na gestão do Instituto vem sendo desrespeitada, inclusive pelo Governo do RS.

Para o presidente da AJURIS, Pio Giovani Dresch, há uma crise de interlocução entre a direção do Instituto e o Conselho de representantes das entidades que precisa ser resolvida. “É importante destacar a necessidade de definição de prazos para cumprimento do que já foi estabelecido para o bom funcionamento do IPE”. O magistrado também reforçou a sensação de insegurança existente quanto à estrutura. “É preciso que se tenha um levantamento confiável que indicasse se o IPE tem capacidade para receber e atender com qualidade esse novo contingente de segurados, se for o caso”, destacou.

A secretária Stela Farias esclareceu que a Procergs está finalizando o programa que vai permitir a realização de todos os agendamentos em um sistema integrado, serviço previsto na Resolução nº 12. Stela também destacou o empenho da Secretaria da Administração, órgão ao qual é subordinado o IPE, para mediar o conflito existente entre a direção executiva e as entidades integrantes da gestão.

Já o secretário da Fazenda, Odir Tonollier, comentou sobre a possibilidade de solicitar ao Instituto dados da rede e um estudo de alíquotas de contribuição para os novos usuários. A proposta do Governo é que seja realizada uma força tarefa para averiguar as reais condições do IPE e, assim, poder tomar a melhor decisão.

Também participaram do encontro o diretor financeiro da União Gaúcha, José Alfredo Amarante (FASP), Cláudia Bacelar Rita (SINDIPERÍCIAS), também representante da UG no Conselho Deliberativo do IPE, o conselheiro indicado pelo Poder Judiciário, o juiz Cláudio Martinewski, que é ainda Diretor do Foro de Porto Alegre, e o secretário de Estado adjunto e diretor-geral da Secretaria da Administração, Leonardo Kauer.


Carolina Grigol
Imprensa/AJURIS
(51) 3284.9107

Nenhum comentário:

Postar um comentário