PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Associação de Cabos e Soldados Policiais Militares de Pelotas emite NOTA DE DESAGRAVO ao Vereador Ivan Duarte

NOTA DE DESAGRAVO AO VEREADOR IVAN DUARTE.

No dia 23 de julho de 2012, nós Policiais Militares do município de Pelotas, fomos surpreendidos com uma foto publicada pelo Vereador Ivan Duarte, cuja imagem revela um muro pichado com a seguinte expressão:
“A DITADURA TERMINOU ...
SÓ FALTA AVISAR A POLÍCIA”

Comentando a foto, o citado Vereador, externa sua opinião a respeito do trabalho dos policiais pelotenses, da seguinte forma:
A TORTURA SEGUE COMENDO SOLTA NAS ABORDAGENS, CADEIAS E DELEGACIAS... (NÃO TODAS, CLARO).

HÁ POUCO TEMPO,NO QUARTEL DA BM, AQUI EM PELOTAS, VEZ OUVI DE UM CORONEL: "QUANDO MEU SOLDADO SAI DAQUI (PARA UMA AÇÃO POLICIAL), EU DIGO PRA ELE: PRIMEIRO ATIRA, DEPOIS INVESTIGA! É MELHOR SER JULGADO POR 7 (JÚRI), DO QUE SER CARREGADO POR 6 (CAIXÃO)...

PASSEI A ENTENDER PORQUE OS SOLDADOS AGEM COM TANTA VIOLENCIA, AS VEZES, SEM A MENOR NECESSIDADE...

Pois bem. Muito embora se reconheça o direito constitucional a liberdade de expressão que assiste a todo cidadão, e também ao nobre Edil, não se pode desconsiderar que a mensagem é ofensiva aos Policiais Militares do município de Pelotas.
D certa forma, pode-se até compreender a indignação do Vereador em relação à violência policial, retratada inclusive em relatórios internacionais de defesa dos Direitos Humanos, atitude com a qual também não comungamos.
No entanto, a leitura da manifestação do Vereador Ivan, nos permite verificar que sua indignação é direcionada, não às polícias militares em geral, mas aos Policiais Militares de Pelotas.
Tanto que afirma compreender a violência policial a partir da manifestação do Coronel do 4º BPM, que sabidamente é o quartel da Brigada Militar de Pelotas. A conclusão do Vereador é a seguinte, Se o comandante pensa dessa forma, é natural que seus comandados ajam “COM TANTA VIOLÊNCIA, ÀS VEZES, SEM A MENOR NECESSIDADE...”
É isto que o Vereador pensa. É isto que publicou. E é justamente isto que denigre a imagem de toda uma corporação, quer se considere coletiva ou individualmente.
Nós Policiais Militares de Pelotas, fomos atacados em nosso mais íntimo sentimento de fidelidade e profissionalismo, no qual pautamos nosso conduta durante toda nossa jornada nesta instituição centenária que servimos com orgulho, a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.
Diz à publicação que torturamos as pessoas abordadas. Que tratamos o cidadão com violência desproporcional e desnecessária.
Quem enverga a farda da Brigada Militar em Pelotas, segundo tal publicação, não é um cidadão cumpridor de deveres e responsável por manter a ordem, a paz, fazer cumprir as leis, apoiar, defender, proteger a população e o patrimônio público e privado, mas quem está vestido com a farda Policial Militar é, na verdade, um torturador travestido de PM. É o que advém da foto!
Ora, a forma genérica e leviana com que foi feita a séria acusação, afeta diretamente a honra dos Policiais Militares de Pelotas, honra pela qual pautam seu trabalho.
Afinal, o cidadão Pelotense, quando coagido em seus direitos, não clama ao Vereador Ivan Duarte, mas sim à Brigada Militar. 190 é o número mais chamado do País, e os motivos são óbvios.
Contudo, o cidadão comum, afetado pela importância da opinião externada por um Vereador do quilate de Ivan Duarte, internaliza o sentimento de que todo Policial Militar é criminoso. Outrossim, já existem manifestações nesse sentido nos debates da citada postagem.
Não se pode imaginar maior desserviço à sociedade Pelotense.
Deixamos claro todo respeito que sentimos pela história do Vereador Ivan Duarte, tantas vezes reconduzido ao legislativo municipal por seus próprios méritos.
Isto, porém, mais uma vez ressaltamos, não pode servir para que o eventual o nobre Edil desmereça uma categoria que se dedica a zelar pela segurança do cidadão de pelotense, independentemente de remuneração e das precárias condições de trabalho.
Que o nobre Vereador Ivan Duarte, reflita sobre suas palavras e da próxima vez faça justiça com toda uma classe de profissionais que orgulham a Brigada Militar, herdeiros que são de tradições que jamais deverão ser esquecidas.

Diretoria do Dpto de Defesa dos DH da Associação de Cabos e Soldados de Pelotas em nome de todos os seus associados.

Link para o facebook do vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário