PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Piso do Piratini terá sete parcelas

O governo deve anunciar hoje, às 11h30min, o cronograma de pagamento de um novo Piso salarial aos professores gaúchos. A proposta de Tarso Genro considera o valor do Piso nacional de 2011, que é de R$ 1.187,00. O reajuste foi definido ontem pelo governo como "substancial" e será feito em sete parcelas, pagas até o final do mandato de Tarso, em 2014. Ao final dessas parcelas, o Estado atingirá o valor definido nacionalmente em 2011, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é de cerca de 6,8%, e não pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), cujo índice ficará em torno de 22%.

Hoje, antes do anúncio, acontecerá uma reunião interna, às 9h30min, para a assinatura do compromisso do governador na presença do chefe da Casa Civil, Carlos Pestana; dos secretários da Educação, José Clovis de Azevedo, e da Fazenda, Odir Tonollier, e do líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT). Caso não fique acordado o calendário, a divulgação oficial deverá ocorrer somente na próxima semana.

O líder do governo na Assembleia definiu como "extraordinária" a proposta. "Nenhum governo nos últimos 12 anos apresentou um índice tão bom quanto esse que vai ser apresentado", afirmou ontem o petista. Já a presidente do Cpers/Sindicato, Rejane de Oliveira, disse que o governador está desconsiderando a própria lei que criou quando ministro. "Nós queremos o calendário com o cumprimento da lei do Piso nacional como ela é", ressaltou Rejane. Além do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Pará e Bahia também descumprem a lei que instituiu o Piso nacional do magistério em 2008, sancionada na época em que Tarso Genro ocupava o cargo de ministro da Educação no governo Lula.

Fonte: Correio do Povo 24fev2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário