PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Candelária : Brigada Jovem terá foco na capacitação

Programa a ser lançado em março absorverá alunos do Pelotão Mirim

Crianças hoje inseridas em projeto no quartel da BM terão chance de prosseguir atividades, dos 14 aos 16 anos<br /><b>Crédito: </b> thiago barbosa / gazeta do sul / cpTrês anos após a implantação do Pelotão Mirim da Brigada Militar (BM) em Candelária, um novo projeto pretende dar continuidade ao acompanhamento dos participantes do programa. A proposta, denominada Brigada Jovem, terá como foco a profissionalização dos integrantes, com o desenvolvimento de cursos do interesse deles ou a partir da demanda de mercado. Também prossegue o objetivo de resgatar valores éticos, respeito e disciplina e de prevenir o contato com drogas.

A secretária de Assistência Social, Leandra Sartori, afirma que a intenção é obter ajuda do governo estadual para estruturar as atividades de apoio aos jovens e adolescentes no município. Ela afirma que o município pretende lançar o programa em março, junto com a formatura da primeira turma do Pelotão Mirim. "A Brigada Jovem vai absorver as crianças que saem do Pelotão Mirim, com 14 anos, e não têm encaminhamento para outro projeto. Não queremos correr o risco de perder o trabalho desenvolvido com os participantes."

Leandra diz que a Brigada Jovem deve começar com 30 integrantes, que ficarão no projeto dos 14 aos 16 anos, quando podem ser encaminhados ao mercado de trabalho. É possível que o número aumente, dependendo do apoio financeiro. Segundo ela, há necessidade de recursos para infraestrutura, com a instalação de uma sede onde o grupo possa guardar os instrumentos da banda, uniformes e material esportivo. Diz que hoje a base do Pelotão Mirim é a cabana nos fundos da BM, onde os participantes se reúnem semanalmente. É preciso ainda financiamento para realizar cursos profissionalizantes.

O Pelotão Mirim em Candelária foi criado em 25 de agosto de 2009. Inicialmente com 25 crianças, o projeto hoje integra 80 alunos, de 8 a 13 anos, divididos em duas turmas. O currículo tem noções sobre trânsito, violência, prevenção às drogas, ordem unida, reforço escolar, informática, preservação ambiental. Também há palestras e atividades esportivas. Candelária foi contemplada em 2009 com recursos do Estado para a formação de bandas marciais. Com a verba, a prefeitura comprou 30 instrumentos utilizados pelo pelotão.

Fonte: Correio do Povo 23fev2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário