PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Magistério

Avanço não encerra o impasse 

É inquestionável que a proposta de pagamento do Piso nacional do magistério representa grande avanço e demonstra o esforço do governo, mas, na prática, não irá enfraquecer a crítica do Cpers de que o cronograma está defasado e não contempla a promessa de campanha de pagar o Piso até o fim do mandato de Tarso Genro. O calendário do Piratini considera o valor do Piso de 2011, de R$ 1.187,97, acrescido do INPC do mesmo ano, deixando o valor em 1.260,19. Há expectativa, porém, que na próxima semana o MEC confirme o custo-aluno Fundeb como critério de reajuste, o que elevará o Piso deste ano para cerca de 1.450,00. O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, reconheceu que o cronograma deve ser alterado em 2013, em nova negociação, que dependerá dos movimentos da inflação e da arrecadação. Para sustentar seu cronograma o governo trabalha com diferenciação entre correção, que ocorre com a aplicação do INPC, e ganho real, garantido pelo reajuste baseado no custo-aluno Fundeb. Há interpretação da Procuradoria-Geral do Estado, que será divulgada após a manifestação do MEC, de que ganho real não pode ser determinado por portaria, mas apenas por lei estadual. Portanto, a vinculação nos estados não é obrigatória.

Proposta que chegou ao Cpers foi alterada

A presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, recebeu ofício com a proposta de pagamento do Piso às 15h30min, enquanto Pestana anunciava a proposta à imprensa. Às 16h10min, porém, outro cronograma chegou ao Cpers, com a informação de que o primeiro estava "errado". A diferença do segundo cronograma em relação ao anterior é a exclusão dos servidores de escola do reajuste.


Apartes


O anúncio do governo sobre o cronograma de pagamento do Piso ocorreu no dia em que a Agência Brasil, do governo federal, divulgou informação do MEC de que estados e municípios que ainda não reajustaram o Piso deverão realizar o pagamento retroativo a janeiro.

O impacto da proposta de pagamento do Piso, de R$ 2,5 bilhões, deixará o governo no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

 Fonte: Correio do Povo 25fev2012

Coluna da Taline Oppitz 
 taline@correiodopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário