PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

NOTA PÚBLICA DA FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES INDEPENDENTES DA BRIGADA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


A Federação das Entidades Independentes da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul vem a público se manifestar a respeito das mobilizações e Greves das Polícias Militares, Civis e do Corpo de Bombeiros nos Estados da Bahia e do Rio de Janeiro.
Entendemos que as Tropas de segurança pública são parte do serviço público de extrema importância para a população brasileira, e que, com isso, sua valorização pela sociedade e pelos governos deve ser presente;
O Serviço Público, fundamental e indispensável para a população brasileira, vem sendo sucateado pelos governos estaduais e federais. A saúde, a educação, a habitação, por exemplo, são áreas sociais bastante precarizadas. Ao mesmo tempo em que os jornais publicam que o Brasil está crescendo economicamente, se desenvolvendo e se tornando uma potência na economia mundial, a população enfrenta um transporte público cada vez mais caro e de menor qualidade, saúde pública e educação com profissionais mal remunerados, hospitais e escolas que não atendem com a qualidade e a capacidade que merece um país que se desenvolve, cresce e pretende ser a sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Os profissionais da Segurança Pública também fazem parte das vítimas das políticas dos governos federais e estaduais, com baixos salários, equipamentos desatualizados e precários, com o valor do vale-alimentação insuficiente para o sustento de suas famílias. Além da não garantia de direitos como as promoções, as gratificações e uma escala de trabalho pesada, para um serviço de alto risco como o dos policiais e dos bombeiros militares. Infelizmente, são estes profissionais e o conjunto da população que sofrem com a falta de qualidade do serviço de segurança pública.
Por estes motivos, acreditamos que as mobilizações e greves dos policias militares e civis e do corpo de bombeiros são válidas e importantes para chamar a atenção da sociedade civil e dos governos para os problemas que a classe militar sofre no seu dia-a-dia de trabalho. Os governos insistem na ilegalidade da greve, mas na verdade, isso é um artifíciopara não reconhecer a LEGITIMIDADE da pauta, das mobilizações e da própria greve. 
A Federação das Entidades Independentes da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul vem se somar às reivindicações dos colegas militares do Estado da Bahia e do Rio de Janeiro e exige:
 1)      Liberdade e anistia a todos os militares acusados e indiciados por crimes militares, pois reivindicar é um direito e não um crime!
2)      Aumento salarial Já!
3)      Pagamento irrestrito das gratificações e das promoções para todos os militares!
4)      Desmilitarização das Policias e do Corpo de Bombeiros!
5)      Direito a greve e a sindicalização.
6)      Comandos eleitos pela tropa e não indicação de amigos dos governadores!
7)      Negociação e atendimento de todas as pautas dos militares em greve!
“Se o futuro é nosso, o presente é de Luta”
                                                    

JOÃO NUNES DA SILVA
                                    Comissão de Direitos Humanos da FERPM-BM

Fonte: Email recebido pela ABASPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário