PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Eleja um Brigadiano

O Brasil tem vivenciado um crescente envolvimento do poder local, por meio das prefeituras municipais e da sociedade civil organizada, no desenvolvimento e execução de políticas públicas de segurança e de prevenção à violência e à criminalidade. Contando também com o crescente engajamento da União nos esforços para a superação do crime e da violência nas cidades brasileiras.

Não por outra razão, o tema da segurança municipal encontra-se contemplado com destaque no Plano Nacional de Segurança Pública; e a Secretaria Nacional de Segurança Pública vem ampliando seus esforços e investimentos em relação a este. Basta ver que as verbas federais, viaturas e equipamentos têm sido destinados diretamente aos municípios.

Importante esclarecer que não se trata de municipalização da Brigada Militar, como sustentam alguns servidores preocupados em manter privilégios, mas de um processo de descentralização e municipalização da administração das políticas de segurança pública desencadeado pela Constituição de 88, e que também vem crescendo em toda a América – latina.

Nesse contexto, é importante que os colegas brigadianos se dêem conta da necessidade de termos representantes em todos os setores envolvidos nesse processo, principalmente associações de bairros, conselhos municipais, e, principalmente no legislativo e executivo municipal.

Afinal, nada mais justo que os profissionais que arriscam sua vida pela segurança da comunidade, tenham voz e vez nas decisões relativas às políticas públicas de segurança.

Nesse diapasão, está desatualizado aquele discurso: “aos brigadianos só interessam os cargos de Deputado Estadual e Governador”, pois, na atual conjuntura, as principais decisões atinentes a segurança pública se dão em âmbito municipal, com importante participação dos conselhos e do legislativo.

Com efeito, uma efetiva participação dos brigadianos na vida política municipal, irá garantir melhores condições de trabalho, de moradia, educação para os filhos, creche, transporte, etc., além demonstrar organização e comprometimento da classe com as principais demandas sociais.

 Ademais, quem duvida que um vereador possa, ainda que indiretamente, pressionar o Governo Estadual a tratar com dignidade os policiais que atuam em seu município.  Aliás, para quem desconhece, os vereadores têm agenda permanente com o governador, e também podem influenciar os deputados de seu partido para que  dêem atenção a essa questões.

ORGANIZE-SE, PARTICIPE DA VIDA POLÍTICA DE SEU MUNICÍPIO, PARTICIPE DOS CONSELHOS MUNICIPAIS, E DAS ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO, E, O MAIS IMPORTANTE, EM 2012 ELEJA UM BRIGADIANO PARA VEREADOR! 

 Jorge André Brum Rodrigues
 2º Sgt  BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário