PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

UMA JUSTA HOMENAGEM AO MEU PROFESSOR!!!!

Em minha última viagem até a cidade de São Gabriel, encontrei uma velha figura, pessoa que foi miuto importante na minha formação e pela qual guardo imenso carinho.

Utilizarei esta página e um texto que por não ter autoria sofreu algumas adaptações para que eu pudesse externar meus agradecimentos e prestar uma justa e sincera homenagem ao meu velho professor Eduardo Brandão Rocha.
As fotografias foram gentilmente cedidas pela minha amiga Susana brandão Rocha da Silva, filha do homenageado. Não precisa dizer que Susana seguiu os passos do pai e também é professôra. um abraço aos integrantes da familia Brandão Rocha.
Abaixo segue a homenagem.

Velho Professor

Como ninguém, você exerceu com maestria sua função. Você professor, foi criança e assim que nem eu, ontem você que não entendia muitas coisas, precisou se fazer entender, criar soluções.
No seu dia-a-dia a sua capacidade de amar foi colocada à disposição de todos.Quando você voltava para casa, a tarefa ainda não estava terminada, mas a sua consciência estava em paz.
Você correu em paralelo com o tempo para não ficar ultrapassado. Aceitou-se todo por dentro para mostrar a seriedade que é exigida e ainda sorrir para aqueles que precisavam de afeto.
Na sua angústia existencial ainda se propôs a ajudar a quem procurava o saber.Você avaliava. Que coisa difícil é avaliar. Aprovava , reprovava e finalmente recuperava.
Pelos caminhos da sua vida você foi encontrando tantas portas.....umas quase se fechavam, quando deveriam se abrir.
Tantas que se abriam, quando deveriam fechar-se, Portas sombrias, enferrujadas, à espera de alguém ansioso por um toque, outras escancaradas pela falta de responsabilidade e amor.
E você, passo a passo, foi contribuindo para cada uma delas.
Você transformou, iluminou, esclareceu, compreendeu, participou e venceu o desafio de transformar muitas vidas.
Todos éramos jovens àquela época, ansiávamos saber e você trouxe o conhecimento para nós.

Foi o suave mistério da sua vocação.
Como você foi importante na vida de todos nós!!!


Eduardo Brandão Rocha, meu velho professor de português. Foi emocionante reencontrá-lo, você hoje com 92 anos, reparei no brilho de seus olhos ao me enxergar. Tenho certeza que na sua lembrança passaram imagens da trajetória da sua, da minha vida e da de muitos outros que alcançaram o saber através de seus ensinamentos.

Velho Rochinha, ficam aqui registradas a imensa satisfação que tive ao reencontrá-lo e o meu agradecimento por todos os ensinamentos que me destes.

Muito obrigado, um grande abraço, e, que Deus o proteja!!!!!!!!!!!!

5 comentários:

  1. Tinha que comentar , sobre o nosso amigo Professor Rochinha , a qual fui aluno dele no Colégio Comercial - Tecnico em Contabilidade , e que fiquei contente de saber que ele goza de boa saude , ele me chamava de Osnar filho do Osdar , que era o nome mesmo de meu Pai .E que quem sabe tambem não possa encontrar ele por lá tambem .

    ResponderExcluir
  2. Também associo-me as homenagens do Dagoberto , por ser este também meu Professor no Colegio Comercial - Tecnico em Contabilidade , e que é merecedor da homenagem , pela sua dedicação ,pela sua simplicidade , e amizade que sempre teve com os alunos não descuidando-se da sua tarefa de mestre , fiquei contente.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. É muito prazeroso receber tão linda homenagem. Nos enche de muito orgulho e satisfação. Dagoberto é uma pessoa sempre muito gentil, fiquei muito emocionada. É gratificante para nós sabermos que meu pai, marcou tão importante presença na vida dele e demais alunos. Eu por ser filha, sou meio suspeita.Meu pai é o máximo! Fica aqui a satisfação de que ele teve seu dever cumprido, pois a prova está aí, ele jamais foi esquecido. Somente pessoas dotadas de amor, são capazes de expressar tal sentimento. Obrigada, Dagô, tu és uma pessoa muito iluminada.Agradecemos, sinceramente, tão linda homenagem!Que 2009, te traga muitos planos realizáveis e momentos felizes em casa, com os amigos e no trabalho.Não temos palavras, valeuuuuu ...inesquecível!!!

    ResponderExcluir
  5. OSNAR, AGRADEÇO O COMENTÁRIO FEITO A MEU PAI.FICAMOS MUITO ENALTECIDOS. QUERIA TE DIZER TAMBÉM QUE TENHO UM SOBRINHO QUE É DA POLÍCIA CIVIL QUE ESTÁ RESIDINDO AÍ EM CAÇAPAVA. ELE É O EDUARDO ROCHA, FILHO DE BOB SACCOL E THEREZINHA (MINHA IRMÃ). UM ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir