PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Policiais, nosso futuro está nas mãos dele

A Ugeirm, juntamente com outras entidades de classe da Polícia Civil e da Brigada Militar, entregou, no dia 7, emenda ao orçamento de 2009. O objetivo é assegurar recursos para contemplar as categorias com reajuste salarial no próximo ano. A iniciativa tramita na Comissão de Finanças da AL/RS sob o número 108. O relator da matéria é o deputado Adilson Troca, do PSDB (foto ao lado).

O relator tem até o dia 7 de novembro para elaborar seu voto. Em seguida, os 12 deputados que integram a Comissão de Finanças votam a matéria que, depois, seguirá para apreciação do Plenário “Nós esperamos sensibilidade do relator. Não temos condição de ficar mais um ano com salários congelados e é isso que irá acontecer se nossa emenda não for acolhida”, pontua o presidente da Ugeirm, Isaac Ortiz.

Além da Ugeirm, também assinam a emenda de “iniciativa popular” os dirigentes da AsofBM, ASSTBM, Abamf, Asdep, ACP e Servipol. A íntegra da emenda apresentada pode ser conferida aqui. As entidades cuidaram para que, com a aprovação da emenda, o orçamento proposto pelo Executivo não fique “descaracterizado. Do ponto de vista técnico, a emenda é viável.

Em resumo, aponta-se o remanejamento de 110 milhões de reais do Fundo de Reserva e Contingenciamento para reajuste de policiais civis e militares. “Isso pode nos oferecer algum alento em 2009. Mal cobrirá a inflação acumulada desde que a governadora assumiu o cargo. Ela já ganhou 143%”, observa Ortiz.

O voto do relator é muito importante e deverá nortear os demais votos da maioria governista que compõe a Comissão de Finanças. Por isso, desde já, é importante sensibilizar todos os parlamentares, notadamente o deputado Adilson Troca. Os parlamentares devem saber que nossa mobilização irá se acentuar, até o final do ano, se o orçamento permanecer inalterado.

Se não for acolhida na Comissão de Finanças, as chances de haver mudança no Plenário são muito pequenas. Escreva para os parlamentares, deixe seu apelo. As entidades de classe continuarão percorrendo os corredores da AL/RS.

Integrantes da Comissão de Finanças

São titulares da comissão os seguintes deputados:

Adilson Troca (PSDB) – adilson.troca@al.rs.gov.br (relator)
Nelson Marchesan Jr (PSDB) – nelson.marchesan@al.rs.gov.br (presidente)
Adão Villaverde (PT) – villaverde@al.rs.gov.br
Raul Pont (PT) – raul.pont@al.rs.gov.br
Nélson Härter (PMDB) – nelson.harter@al.rs.gov.br
Frederico Antunes (PP) – frederico.antunes@al.rs.gov.br
João Fischer (PP) – joao.fischer@al.rs.gov.br
Silvana Covatti (PP) – silvana.covatti@al.rs.gov.br
Adroaldo Loureiro (PDT) – adroaldo.loureiro@al.rs.gov.br
Kalil Sehbe (PDT) – kalil.sehbe@al.rs.gov.br
Cassiá Carpes (PTB) – cassia.carpes@al.rs.gov.br
Berfran Rosado (PPS) – berfran.rosado@al.rs.gov.br

Mau sinal

As entidades, há mais de um mês, procuraram todas as bancadas da AL/RS para apresentação de um projeto de se efetivar a remuneração de policiais civis e militares através de subsídios, conforme disposto no §9° do artigo 144 da CF. Esse projeto ainda dormita na Casa Civil – e de lá não tem data para sair. Na oportunidade, os dirigentes expuseram as grandes dificuldades salariais das categorias, mais sofridas pelos praças da BM e pelos agentes policiais.

Ontem, os dirigentes tentaram que todas as bancadas apresentassem emenda idêntica à proposta feita pelas entidades de classe. “Nossa idéia era ter um apoio suprapartidário, mas, infelizmente, a governadora orientou os parlamentares de sua base para que não assinassem a proposta”, relata Ortiz. Assim, assinaram emenda para garantir reajuste aos policiais civis e militares os líderes das seguintes bancadas (essa emenda, mesmo sem assinaturas dos governistas, também será apreciada pelo relator):

DEM – Paulo Borges – paulo.borges@al.rs.gov.br, ou bancada.dem@al.rs.gov.br
PDT – Adroaldo Loreiro – adroaldo.loureiro@al.rs.gov.br ou bancada.pdt@al.rs.gov.br
PSB – Heitor Schuch – heitor.schuch@al.rs.gov.br ou bancada.psb@al.rs.gov.br
PT – Raul Pont – raul.pont@al.rs.gov.br ou bancada.pt@al.rs.gov.br

Não assinaram a emenda os líderes das seguintes bancadas:

PMDB - Alexandre Postal - alexandre.postal@al.rs.gov.br ou bancada.pmdb@al.rs.gov.br
PP – Marco Peixoto – marco.peixoto@al.rs.gov.br ou bancada.pp@al.rs.gov.br
PPS – Paulo Odone – paulo.odone@al.rs.gov.br ou bancada.pps@al.rs.gov.br
PSDB – Zilá Breitenbach – zila.breitenbach@al.rs.gov.br ou bancada@al.rs.gov.br
PTB – Iradir Pietroski – iradir.pietroski@al.rs.gov.br ou bancada.ptb@al.rs.gov.br
Copiado do site da UGEIRM Sindicato: http://www.ugeirm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário