PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cuidados com aquecedores

Estufas elétricas

Antes de ligar a estufa, o usuário deve revisar a conexão do aparelho a ser ligado na tomada para descartar possíveis fios soltos ou derretidos.

A potência do aparelho deve ser proporcional à rede que se pretende utilizar.

Cuidado com aparelhos em que os fios elétricos foram substituídos. Certifique-se que a nova conexão tem capacidade adequada à potência do aparelho.

Antes de dormir, estufa elétrica e lençol térmico sempre devem ser desligados. A medida evita a possibilidade de superaquecimento na fiação ou o contato do aparelho com materiais combustíveis.

Materiais combustíveis - como sofá, tapete, cortina, madeiras, papeis, revistas, jornais e cobertores - devem ser mantidos a uma distância segura.

Não sobrecarregue as tomadas, principalmente se estiverem conectadas a aquecedores que tenham grande demanda de consumo. Há grave risco de derretimento da fiação e das conexões.

Não seque roupas nas estufas.

Mantenha atenção especial com crianças, idosos e enfermos.

Estufas a GLP

Os cuidados são os mesmos dos demais equipamentos alimentados por GLP como fogões e fogareiros.

Braseiros

Aquecer ambientes com fluidos inflamáveis, como álcool, é a pior prática de todas. Além do risco de queimaduras ou de incêndio, pode haver asfixia devido ao monóxido de carbono desprendido.

A utilização de recipientes contendo brasas para aquecer as residências é desaconselhável, em razão da possibilidade de contato com materiais combustíveis.

Fonte: Corpo de Bombeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário