PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quarta-feira, 21 de março de 2012

Governo abandona lei e aprova reajuste

Professores ficaram de costas quando Valdeci Oliveira (PT) foi à tribuna<br /><b>Crédito: </b> cristiano estrela

Magistério lota galerias, vaia lideranças do governo, mas projeto passa

Professores ficaram de costas quando Valdeci Oliveira (PT) foi à tribuna
Crédito: cristiano estrela
Depois de um dia inteiro de negociações, que começou pela manhã diante do Palácio Piratini, quando os professores realizaram uma assembleia geral, e culminou com uma longa sessão plenária na Assembleia, os deputados da base de sustentação do governo Tarso Genro aprovaram, por 29 a 0, o projeto que concede 23,5% de reajuste ao magistério, dividido em três parcelas.

O clima foi conturbado no plenário e de constrangimento para os deputados da base aliada ao governador Tarso Genro. Nas quase seis horas de discussões, somente três deputados da base foram à tribuna defender a proposta do Executivo. Com o silêncio dos governistas, os deputados de oposição ocuparam o microfone de plenário e atacaram a política petista para o magistério gaúcho.

Sustentados por aplausos dos professores presentes nas galerias do plenário, deputados de oposição provocaram os aliados de Tarso. Paulo Odone (PPS), olhando para a deputada Juliana Brizola (PDT), lembrou o avô dela, o ex-governador Leonel Brizola: "Tira o dedo daí (do botão onde o deputado vota, em plenário). Teu avô está te olhando e deve estar arrepiado. Ele que protegia a educação", disparou o deputado do PPS. A oposição tentou, em vão, sensibilizar alguns governistas a não registrarem presença nas verificações de quórum.

Após a aprovação do projeto, a presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, declarou que fez todos os esforços para negociar. "O governo foi intransigente", disse Rejane, salientando que a categoria está organizando uma greve.

Fonte: Correio do Povo 21mar2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário