PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quarta-feira, 18 de maio de 2011

População deve recusar notas de Real manchadas de tinta, diz Banco Central

SÃO PAULO - O Banco Central divulgou nota nesta quarta-feira orientando o comércio e a população a recusarem o recebimento de notas de Real manchadas. Para inibir ataques a caixas eletrônicos, os bancos instalaram um dispositivo nos equipamentos que mancha o dinheiro de rosa caso seja aberto à força.
"A população e o comércio devem recusar o recebimento de notas do Real marcadas. Como disposto no artigo 10 da Lei 8.697/93, toda cédula que contiver marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a ela estranhos perderá o poder liberatório e o curso legal, valendo apenas para ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário", diz a nota.
Caso receba alguma nota manchada sem perceber, o consumidor ou lojista deve entregá-la em um banco. A troca, porém, não será imediata. O banco vai entregar um recibo ao cidadão e encaminhar a cédula para o Banco Central, que vai examiná-la e destruí-la. Só depois deste exame o cidadão será ressarcido, se a nota for considerada legítima. 

Fonte  O Globo 
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/05/18/populacao-deve-recusar-notas-de-real-manchadas-de-tinta-diz-banco-central-924488700.asp


Nenhum comentário:

Postar um comentário