PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Sindicatos resistem a mudança em carreiras

Piratini planeja implementar metas de desempenho

Na empreitada pela implantação de mudanças nas carreiras do funcionalismo, a governadora Yeda Crusius não vai encontrar apoio da grande maioria das entidades que representam servidores.
As propostas, que mudam a forma de ascensão no serviço público, foram vistas com resistência pelos sindicatos.
Uma das alterações previstas, a premiação por desempenho, foi recebida pelo Cpers-Sindicato como uma tentativa de desarticular o plano de carreira da categoria, de 1974.-
O que é desempenho? É o número de alunos aprovados?
Isso foi feito em São Paulo e não resolveu - diz Simone Goldschmidt, presidente do Cpers.
Simone alerta para dificuldades no desafio de impor os sistemas de avaliação para todo o Estado. Ela teme que os critérios desconsiderem diferenças regionais no Rio Grande do Sul - muitas vezes percebidas entre bairros de uma mesma cidade.
Outro ponto da proposta incomoda os professores: na tentativa de assegurar resultados práticos, o Piratini pretende monitorar cursos realizados por servidores em busca de promoção.- Os cursos feitos são de áreas específicas.
Os discursos do governo são extremamente rasos, só para deixar a imagem dos profissionais abaixo do desejável - complementa Simone.
Associação alerta para possíveis distorções
Inicialmente, o governo deverá propor as novas regras para as carreiras da educação, segurança pública e saúde.
Entre os profissionais da Brigada Militar, a falta de diálogo e de clareza na construção das mudanças provocam queixas.
A possibilidade da criação de metas no combate à criminalidade pode provocar distorções no atendimento à sociedade, avalia o soldado Leonel Lucas, presidente da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar (Abamf).-
A segurança é uma área sensível. O pessoal pode querer mostrar serviço - afirmou, referindo-se a possíveis excessos em operações policiais.
A idéia de premiar servidores por produtividade, porém, não é uma novidade.
O expediente é adotado na Secretaria da Fazenda que gratifica as equipes quando metas de arrecadação são alcançadas.
Para o presidente da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais (Afisvec), Renato Salimen, o método pode ser interessante, dependendo das características da carreira.
No caso dos fazendários, o problema, avalia ele, é a falta de regularidade: alguns governos implantaram o benefício, e outros o suspenderam.-
Não é uma maneira fixa de remuneração - assinala.( adriano.barcelos@zerohora.com.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário