PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Separação entre bombeiros e PMs

A primeira reunião do grupo que discute a desvinculação do Corpo de Bombeiros (CB) da Brigada Militar não deu um sinal claro de que a separação pode ocorrer. No encontro, realizado no Palácio Piratini, na tarde de ontem, foram discutidos os problemas que a corporação enfrenta - como as dificuldades de recursos financeiros e humanos. O presidente da Associação dos Bombeiros do Estado do RS (Abergs), Ubirajara Pereira Ramos, já anunciou que ocorrerão mais reuniões, com datas ainda a serem marcadas. "Temos que esgotar o assunto em 90 dias."

De acordo com Ramos, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, garantiu que problemas como a falta de efetivo e de recursos financeiros serão solucionados. Outro aspecto é a qualificação dos bombeiros. Segundo o presidente da Abergs, a categoria terá um curso específico - qualificação que ficará a cargo de um governo ou de um comandante-geral da BM, abrindo possibilidades para que a situação volte a ser o que era antes. "Medidas paliativas não servem para o futuro", afirmou Ramos. "O próximo concurso terá um edital para soldado-bombeiro e outro para soldado PM, mas não mudou nada em relação aos oficiais da corporação", disse. Os oficiais do CB ainda ficarão sob os auspícios da Brigada Militar.

Durante a reunião, foi salientada a necessidade de "quebrar a questão cultural" de que a BM tem que comandar o CB. "Na Constituição federal, os bombeiros são separados da PM", destacou Ubirajara Ramos

Fonte: Correio do Povo de 26out2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário