PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

terça-feira, 2 de agosto de 2011

COLUNA DA TALINE OPPTIZ

Cpers mobilizado para guerra


Com o fim do período de férias, o Cpers intensifica a partir de hoje mobilização, com visitas às escolas, pelo pagamento do piso nacional, em defesa do plano de carreira e de resistência à intenção do governo de implementar a avaliação por mérito no Estado. Com uma primeira mobilização marcada para o dia 19, o foco inicial do sindicato será a união da categoria em torno das reivindicações e o estabelecimento de diálogo em busca de apoio da opinião pública. Como o Piratini ainda não definiu de que forma a avaliação será colocada em prática, o Cpers planeja atuar em duas frentes: pressionando parlamentares, caso o Executivo opte por encaminhar projeto à Assembleia, e centralizando as energias no próprio Piratini, caso a medida passe a vigorar por meio de decreto. Nos dois cenários, o sindicato ameaça com "uma greve grandiosa, como exige a postura do governo".

Paralisação e posse

O dia 19 não foi escolhido a esmo para a paralisação do Cpers. Na data, ocorrerá a recondução de Rejane de Oliveira à presidência e da diretoria do sindicato, eleitas em junho para mandatos de três anos.

Plurianual otimista

Apesar da previsão de recursos internacionais e da União, é otimista o Plurianual entregue pelo governo à Assembleia. Além do pagamento do piso, estão estimados R$ 16 bilhões em investimentos, priorizando o cumprimento dos índices constitucionais em saúde e educação.


Apartes

Um artigo assinado pelo hoje secretário da Educação, José Clóvis de Azevedo, para a revista Consciência Crítica, publicada pelo Cpers, será utilizada pelo sindicato para atacar a proposta de avaliação por mérito defendida pelo governo. O artigo foi escrito por José Clóvis em 2010, antes da eleição de outubro ao Palácio Piratini.

Com o fim do recesso, as bancadas se reúnem hoje, antes da sessão plenária, para começar a discutir suas posições em relação a temas polêmicos que irão dominar a pauta do Legislativo no segundo semestre. Entre eles, a avaliação por mérito, a regulamentação do fundo previdenciário e o novo teto salarial que será proposto pelo governo.

Taline Oppitz | taline@correiodopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário