PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Protesto contra privatização da previdência


Um ato público contra a pro­posta de criação de regime de previdência complementar no Estado reuniu ontem representan­tes de sindicatos e entidades de ser­vidores públicos estaduais. O en­contro, na sede da Ajuris, reforçou a posição das carreiras em relação ao projeto de lei 393/07, encaminhado pelo governo à Assembleia. O grupo pede a retirada de tramitação do PL no Legislativo porque "a medida au­mentaria o gasto público e reduziria as receitas". A preocupação com a privatização da previdência fez com que o tema fosse escolhido para marcar o Dia do Servidor Público, comemorado ontem.
O evento foi organizado pelo Fó­rum Unificado das Entidades Repre­sentativas dos Servidores Públicos Estaduais do RS em Defesa da Pre­vidência Própria, que congrega mais de 40 sindicatos e entidades. O obje-tivo é alertar população, parlamen­tares e funcionários públicos sobre o impacto da instituição de um regime de previdência complementar. Os integrantes do fórum defendem ain­da a construção de um regime de previdência próprio, com a contri­buição do Estado e dos servidores com um fundo. Audiências já foram realizadas no Legislativo e na Casa Civil sobre o assunto. O grupo con­testa ainda a alegação de que a implementação do regime complemen­tar aumentaria a capacidade de in­vestimento do Estado em áreas co­mo saúde e segurança.
O presidente da Federação Sindi­cal dos Servidores Públicos do RS (Fessergs), Sérgio Arnoud, ressaltou que o Estado já não consegue se­quer cumprir com o regime contri-butivo instituído em 2004. Também é questionado o fato de o Rio Grande do Sul optar pelo complementar, en­quanto os demais estados brasilei­ros adotaram regimes próprios. Ou­tra crítica está associada à estrutu­ra do IPE, que estaria atuando com menos da metade de servidores ne­cessários na área da previdência.
REPORTAGEM PUBLICADA NO CORREIO DO POVO DE 29-10-08 PAG. 24 (Não coloquei a foto de propósito, haja vista já existirem várias sobre o assunto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário