PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Brigada Militar treina ações para 2014


Oito grupos temáticos serão responsáveis pela segurança do evento

A Brigada Militar deu mais um passo nos preparativos para a segurança na Copa de 2014, que terá Porto Alegre como uma das cidades-sede. Na Capital, o efetivo de diferentes áreas de atuação da BM tem mantido reuniões mensais, em que são analisadas ocorrências e debatidas formas de preveni-las. Nas cidades-sede, foram formados comitês, sob coordenação da Polícia Federal, que agrega as instituições de segurança.

O chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Valmor Araújo de Mello, que coordena as ações para a Copa por parte da corporação, conta que oito grupos temáticos serão responsáveis pela segurança durante o mundial de futebol.

As comissões reúnem desde o setor de inteligência, o Gate, além de integrantes do policiamento montado, uma das exigências da Fifa para patrulhamento no entorno dos estádios.

Segundo Mello, o staff do grupo da BM é formado por 30 oficiais que trabalham ações a serem executadas nos dias do evento. Além da Capital, assinala o coronel Valmor Mello, existe o cuidado com as cidades próximas à Capital, onde as seleções que disputarão os jogos em Porto Alegre farão treinamentos. "Estamos planejando ações para que não haja surpresas", diz.

A preparação, no entanto, não se resume apenas a reuniões. Neste ano, oficiais foram enviados aos Estados Unidos e à Inglaterra para acompanhar eventos de grande porte. Na América do Norte, em fevereiro, dois capitães acompanharam a final do Super Bowl, na cidade de Indiana. Eles puderam observar o esquema de segurança montado pelas autoridades norte-americanas. "Fomos ver, in loco, como é feita a estratégia de segurança", ressalta o chefe do Estado Maior da Brigada. "E esse jogo é como se fosse uma final da Copa do Mundo, movimentando todo o país", compara.

O outro intercâmbio ocorreu em março, antes da realização das Olimpíadas em Londres. Na capital britânica, um oficial da Brigada Militar teve mostras das medidas adotadas para garantir a segurança tanto de atletas como do público. "O oficial acompanhou a instalação das câmeras de segurança, que serviram para o monitoramento dos locais dos jogos e de maior movimentação, entre outras ações", explica.

Fonte: Correio do Povo 10set2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário