PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pedido de instalação de CPI para investigar governo Yeda é protocolado na Assembleia

O documento totaliza 40 assinaturas. O PPS e o PSDB não aderiram à Comissão


Atualizada às 17h45min

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT) recebeu nesta quinta-feira, no salão Júlio de Castilhos, o pedido da instalação da CPI para investigar indícios de atos de corrupção no governo do Estado. O documento foi entregue pela primeira signatária, deputada Stela Farias (PT) com 24 assinaturas. As outras 16, das bancadas do PMDB e do PP, foram arrecadadas no plenário pelo deputado Elvino Bohn Gass (PT), ainda no início da sessão, totalizando 40 assinaturas.
O deputado Ivar Pavan (PT) disse que o Poder Legislativo fará o seu papel de investigar e disponibilizar à sociedade gaúcha as denúncias feitas na quarta pelo Ministério Público Federal (MPF). Pavan disse também que a Assembleia pedirá os documentos do processo à juíza Simone Barbisan Fortes, da 3ª Vara Federal de Santa Maria, onde foi ajuizada a ação civil de improbidade administrativa contra a governadora Yeda Crusius e outras oito pessoas.
Próximos passosPavan explicou que o pedido de CPI será protocolado na assessoria jurídica da Assembleia para avaliação regimental e, depois, as bancadas terão cinco dias para indicar os seus representantes: — Feito isso, em três dias a CPI deverá ser instalada. Serão 120 dias de trabalho prorrogáveis por mais 60 que deverão esclarecer a sociedade sobre as denúncias. O deputado Raul Carrion (PCdoB), disse que ao contar com 40 assinaturas, a CPI passou a ser uma investigação da Casa e não pode mais ser chamada de CPI da Oposição. Carrion lembrou que em março de 2009, quando Stela Farias começou a coleta de assinaturas, eram as dez assinaturas dos deputados do PT e a dele.
O deputado Frederico Antunes (PP), que foi denunciado pelo MPF, também endossou o pedido de CPI. Os deputados Iradir Petroski (PTB), José Sperotto (DEM), Marco Peixoto, Silvana Covatti e Pedro Westphalen (PP), líder do governo, não colocaram seus nomes na lista. O PPS e o PSDB não aderiram à CPI.
As informações são do site da Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário