PREVISAO DO TEMPO

Comunidade dos Policiais e Bombeiros do Brasil

terça-feira, 27 de maio de 2008

28 DE MAIO, DIA DE MOBILIZAÇÃO PELA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO


Ontem, 19:43:37

FESSERGS ALERTA:
28 DE MAIO, DIA DE MOBILIZAÇÃO PELA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO
Será o “Dia Nacional de Lutas e Mobilizações pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários”, que marcará o dia 28 de maio com manifestações, atos públicos, passeatas, assembléias e paralisações em todo o Brasil pela aprovação da proposta de emenda à Constituição 393/01, dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Inácio Arruda (PCdoB/CE).

A jornada de luta terá o engajamento de sindicatos, federações e confederações de trabalhadores, que já estão colhendo assinaturas em todo o País para o abaixo-assinado que será enviado ao Congresso Nacional reivindicando a redução da jornada.

Com a presença de dirigentes sindicais de várias categorias, as centrais sindicais divulgaram um manifesto convocando os trabalhadores para se unirem em defesa da redução da jornada para 40 horas. “A luta é histórica e torna-se mais efetiva, com maiores possibilidades de vitória, quando travada nos momentos, como o atual, de crescimento da economia e dos salários, quando as empresas prosperam”, diz o texto.

Emprego e renda

Os sindicalistas enfatizam que a diminuição das horas de trabalho, aliada à necessária redução da taxa de juros, será uma importante medida para a geração e distribuição democrática da renda e para o desenvolvimento do País.

Segundo levantamento do Dieese, a jornada de 40 horas também abrirá espaço para a geração de mais de dois milhões de empregos.

Reduzir a jornada é um ato de solidariedade com os que estão desempregados, garante mais tempo livre para os trabalhadores dedicarem-se às famílias, ressalta o manifesto, observando ainda que é amplamente reconhecida a estreita relação da redução da jornada de trabalho com a diminuição dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.

Convenções OIT – Organização Internacional do Trabalho

As manifestações do dia 28 de maio também reforçarão a aprovação das mensagens presidenciais enviadas ao Congresso Nacional, pedindo a ratificação das Convenções 151 (referente às negociações coletivas do funcionalismo) e 158 (que proíbe a demissão imotivada), referendadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Fonte: SECOM/CSPB, com DIAP e Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário